top of page
Elisa Orth - Vencedora do prêmio Para Mulheres Na Ciência 2015.
A Dra. Elisa Orth, cientista do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná – UFPR, conta que esta é a segunda vez que se inscreve no prêmio e se sente completamente realizada com a conquista. Seu estudo busca desenvolver novos catalisadores que acelerem eficientemente diversas classes de reações químicas. 
Uma potencialidade é obter enzimas artificiais que poderiam ser usadas para resolver problemas genéticos — relacionados a doenças como câncer, fibrose, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outras. Outro interesse de aplicação é destruir substâncias químicas nocivas à saúde humana, presentes em muitos agrotóxicos ainda utilizados no Brasil. Há anos conheci o prêmio e sempre quis fazer parte desse grupo de cientistas reconhecidas por ele”, declara. Saiba mais: http://www.paramulheresnaciencia.com.br/
Scientia - Catalisadores de substâncias tóxicas (18/04/16).
Um grupo de cientistas do Departamento de Química da UFPR estuda os catalisadores nas reações que envolvem os organofosforados, substâncias tóxicas presentes em pesticidas e armas químicas. As pesquisas desenvolvem, entre vários estudos, formas de destruir armas químicas e estoques de agrotóxicos ilegais, formas de terapias genéticas e, ainda, formas de identificar dentro de casa os alimentos com agrotóxicos. 
Galeria de fotos #GCC:
bottom of page